quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Análise da Semana

A equipa é «10+1» ou «1+10»? (A propósito de Ibrahimovic)

Para ele, Guardiola não era um treinador, era um filósofo. Ibrahimovic, um craque por definição, tornou-se, nas últimas épocas, um problema por natureza. A diferença pode ser explicada por uma fórmula matemática. Estranho? Nem por isso. É que em muitos destes casos, quando existe no grupo um jogador de valor indiscutível mas problemático (na táctica e no carácter), penso muitas vezes que a solução está em perceber se a equipa é «10+1» ou «1+10». Ou seja, qual é o seu princípio de construção. Se o treinador continuar a deixar ser o «1» (o tal craque problemático) o princípio da equipa, todo o seu processo de construção (jogo e perfil) está invertido.

Ibrahimovic é o tipo de jogador que gosta de se sobrepor à equipa ao ponto dela ser «1+10». Cabe ao treinador inverter a fórmula. Porque os maiores craques percebem a lógica dessa sua existência mais luminosa dentro da equipa, o tal «10+1». Permanece a individualidade que se destaca, mas sem nunca sufocar a equipa (grupo e jogo). O Milan com Ibra será «10+1» ou «1+10»?
 
Retirado de artigo de opinião de Luís Freitas Lobo publicado, em 16/09/2009,  no sítio "Planeta do Futebol"  

Imagem da semana

Onde está a relva?...

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

sábado, 16 de outubro de 2010

FRASE DA SEMANA

"À frente dos princípios

Não é a posição que faz um jogador, mas o jogador que faz a posição. Ou seja, cada um interpreta-a de acordo com as suas características técnicas individuais e fundamentos de jogo. Antes, a ideia do treinador e o que a partir dessa posição quer oferecer ao jogo. Nesse sentido, muitas vezes são os jogadores que, por si só, fazem evoluir (ou travar) as dinâmicas do sistema. A troca de posição entre dois jogadores na mesma posição e estrutura é algo natural, mas os jogadores têm de perceber esse sistema.

O mesmo lugar possui várias faces. Assim, trocar Pepe por Raul Meireles (como já sucedera com Pedro Mendes) traduz-se em mudar o conceito da posição. Neste caso, antes de perceber o que o treinador quer em temos estratégicos, são os jogadores que se adiantam à execução (treino e jogo) dos princípios. Num clube, essa evolução pode ser feita com o mesmo jogador. Numa selecção (sem tempo para treinar hábitos de jogo próprios) essa transformação na forma de jogar só acontece quando as características dos jogadores se adiantam a esse processo."
 
Retirado de artigo de opinião denominado "Notas 2010/11 (Selecção A)" publicado por Luís Freitas Lobo, no sítio Planeta do Futebol

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

SENIORES: Jogo com o Boavista FC já tem data marcada

O jogo da 1.ª jornada do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão de Séniores já tem data marcada:

GDAS - Boavista FC   
20/10/2010 - 4.ª feira às 21:00, no nosso Complexo Desportivo.

JUNIORES: Alteração de Campo 10/10/2010

O jogo dos Juniores previsto para o campo do Ataense irá realizar-se nas data e hora previstas no Campo do Estrela de Fânzeres.  

Est. Fânzeres - GDAS às 9:00 de 10/10/2010 no campo do Fânzeres

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

FRASE DA SEMANA

“A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física.”

José Mourinho

IMAGEM DA SEMANA