quarta-feira, 15 de setembro de 2010

FRASE DA SEMANA

O jogador invisível...

"2- Instruções para ver Moutinho

Vejo o Rio Ave vs FC Porto e fixo olhar em Moutinho. Num meio-campo «3», parte entre Fernando e Beluschi. O jogo começa, ataque-defesa-ataque-transições e ele surge em todos os momentos. Ao ponto de a equipa ganhar a bola e ele arrancar logo. Sobe e chega à frente ao mesmo tempo ou antes de Belluschi (que já lá estava) surgindo em apoio e passe. A equipa perde a bola e ele imediatamente recua.

Quando a bola chega junto da área do FC Porto, já lá está, perto de Fernando, ou, se o jogo o obrigar, travando antes, a cobrir onde a bola vai entrar. Noutras vezes, vendo como Fernando avança, ele fica e faz a cobertura, mantendo o equilíbrio táctico. Um jogo completo, motorizado. Leio depois que esteve discreto e só se destacou num remate. Fico intrigado. Gostava, claro, de o ver fazer mais coisas. Organizar com a bola. Mas Moutinho não é esse jogador egocêntrico. É o protótipo da solidariedade táctica em campo.

No próximo jogo, pois, levem este manual de instruções para seguir Moutinho. Depois, voltem a fazer a análise ao seu jogo. É só uma sugestão."

Retirado de artigo publicado no sítio Planeta do Futebol denominado Notas 2010/11 (4) de Luís Freitas Lobo.  

Sem comentários:

Enviar um comentário